PRINCIPAL ORQUESTAS DIRECTORES GRUPOS DE CÁMARA PIANO CUERDAS VIENTO OTROS- JAZZ CANTANTES COROS
TEMPORADAS NOTICIAS



 


Ligia Amdio
REGENTE

Ligia Amadio, tendo desenvolvido uma expressiva carreira internacional desde 1992, tornou-se uma das mais destacadas regentes da atualidade. Sua atuação estende-se por: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovênia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Holanda, Hungria, Peru, Portugal, República Tcheca, Rússia e Venezuela. 

Iniciou-se na música orientada pela profa. Maria Cristina da Ponta Fiore. Prosseguiu seus estudos de piano com Sandra Abrão e Linda Bustani. Tendo-se graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, concluiu com distinção os cursos de Bacharelado em Regência e Pós-graduação em Artes na UNICAMP.

Sua formação incluiu os mais importantes cursos internacionais de especialização em regência orquestral. Nesses cursos, teve como professores: Ferdinand Leitner, Dominique Rouits, Julius Kalmar, Georg Tintner, Alexander Politshuk, Guillermo Scarabino, Kurt Masur e Sir Edward Downes. No Brasil, seus principais mentores foram Henrique Gregori, Eleazar de Carvalho, H.J.Koellreutter e Almeida Prado.

Premiada no célebre Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago do Chile (1998), em 2001 recebeu o prêmio ?Melhor Regente do Ano? no Brasil, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, devido à sua atuação frente a OSESP. Em 2003 recebeu dois prêmios na Argentina, devido a seu trabalho à frente da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo: Lira à Excelência e Prêmio Raízes.

No Brasil, tem sido convidada para atuar à frente das mais importantes orquestras e desde 1996 é regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, indicada por eleição de seus integrantes. Por seu dedicado labor na direção dessa orquestra, recebeu o honroso título de "Cidadão Niteroiense" em 2003 e a Comenda da Ordem do Mérito da Cidade de Niterói, no grau de Grande Oficial em 2005.

De 2000 a 2003 ocupou a função de regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina, também tendo sido eleita por seus integrantes. Seu trabalho pedagógico naquela cidade resultou na formação de uma nova geração de regentes de orquestra. Seu trabalho pedagógico mais importante no Brasil deu-se na cidade de Osasco, entre 1990 e 1998, no Conservatório Villa-Lobos e no premiado Coral Arco-Íris, onde direcionou centenas de jovens para a carreira artística.

Nos últimos três anos, gravou sete CDs: três com a Sinfônica Nacional, com obras de compositores brasileiros; dois com a Sinfônica da Rádio e Televisão Eslovenas, com obras de Rachmaninov, e os outros três com a Sinfônica de Mendoza, com obras de compositores argentinos. Seu projeto mais recente, ?Música Brasileira no Tempo?, uma série de CDs e DVDs sobre a história da música em nosso país, patrocinado pelo Ministério da Educação, irá revolucionar o estudo da música nas escolas públicas brasileiras.

De 2000 a 2003 produziu e apresentou a série Música e Literatura, na Rádio MEC FM, no Rio de Janeiro.
Programas / Repertorio

Críticas de Prensa


Web: www.ligiaamadio.com